Maior feira do setor de transportes rodoviários da América Latina, Fenatran recebeu 74 mil visitantes e gerou R$ 15 bilhões em negócios
Em sua 24ª edição, a Fenatran, maior evento do setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, teve o melhor resultado da história. Segundo os organizadores da feira, 74 mil visitantes passaram pelos estandes dos pavilhões do São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, entre segunda e sexta-feira da semana passada. Além disso, o volume de negócios gerados foi de R$ 15 bilhões. Ou seja, 58% a mais que a edição de 2022.
De acordo com a RX Brasil, que organiza o evento, as 60 expositoras e as 17 compradoras promoveram 102 reuniões que devem gerar em torno de R$ 98 milhões nos próximos 12 meses. Com a participação de marcas brasileiras e de fora do País, a edição deste ano da Fenatran ocupou uma área 20% maior que a edição anterior.
Segundo informações da RX, todos os segmentos registraram alta nos negócios. A Anfir, que reúne as fabricantes de implementos rodoviários, projeta faturar cerca de R$ 4 bilhões em vendas geradas na feira. São R$ 500 milhões a mais do que na edição anterior. “É um aumento bastante expressivo e amplia ainda mais a posição da Fenatran como o maior polo de atração de negócios do setor de transporte de cargas da América Latina”, afirma o presidente da associação, José Carlos Spricigo.
A Volvo informa que até o início da tarde de sexta-feira, última dia do evento, foram feitos cerca de R$ 3 bilhões em negócios. O valor inclui a venda de caminhões, planos de serviços, seguros e consórcio, além da locação de veículos.
No mesmo dia, a DAF divulgou que havia vendido nada menos que 10 mil caminhões durante a Fenatran. Da Scania, foram vendidos mais de dois mil caminhões no evento. A marca tem outros motivos para celebrar. Durante a feira, mais de 15 mil pessoas passaram por seu estande, segundo a gerente de Propaganda da Scania Operações Comerciais Brasil, Lana Piccoli.
Edição de 2026 já tem reservas
Embora não tenha revelado o volume de vendas feitas no evento, o presidente da Iveco na América Latina, Marcio Querichelli, comemora, sobretudo, o grande interesse dos visitantes pelos caminhões a gás. Segundo ele, há ao menos 400 negociações em andamento.
Entre as marcas de veículos estreantes na feira, estão as chinesas TEVX Motors e XCMG Brasil. Esta, aliás, já garantiu a participação na próxima edição. Segundo o gerente da Fenatran, Thiago Braga, o evento será em novembro de 2026, no mesmo local. “A perspectiva é de ocupar todos os pavilhões e a área externa”, afirma.
Estadão na Fenatran
Assim como na edição de 2022, o Estadão fez uma parceria de mídia com a Fenatran. E, graças ao apoio da Anfavea, mais uma vez montou um estúdio da Rádio Eldorado dentro do estande da associação das fabricantes de veículos. Ao longo dos cinco dias da Fenatran, o Estradão entrevistou 19 líderes de vários segmentos do setor de transportes.
Além do presidente da Anfavea, Márcio Leite, há vodcasts com dirigentes da DAF, Ford, Mercedes-Benz, Scania, VWCO e Scania, por exemplo. As entrevistas podem ser vistas no canal do Jornal do Carro no YouTube.
Fonte: Estradão / Foto: Thiago Vinholes/Estradão