Se todos os certames forem bem-sucedidos, 2024 será recorde em concessões rodoviárias – e 2025 também pode ser agitado
Os investidores contam com uma recheada agenda de leilões rodoviários no fim de 2024 e início de 2025. Em 28 de novembro, o governo de São Paulo programa levar ao martelo a concessão da Nova Raposo, um trecho de 92 quilômetros entre a capital paulista e Cotia, abrangendo dez municípios. O edital prevê R$ 7,3 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.
Em dezembro, o Ministério dos Transportes programa cinco certames com lotes que reúnem trechos de rodovias federais e estaduais.
A maratona tem início no dia 5 de dezembro com o leilão da Rota da Celulose no Mato Grosso do Sul, 870 quilômetros ligando Três Lagoas, Campo Grande, Bataguassu e Nova Alvorada do Sul, com capex (despesas de capital) de R$ 6 bilhões. No dia 12 estão previstos dois leilões. Um é o da Rota Verde em Goiás, que conecta Rio Verde, Goiânia e Itumbiara, com investimento de R$ 4 bilhões. O outro é o leilão do Lote 3 da Rodovias Integradas do Paraná, que faz a ligação da região norte do Estado com o porto de Paranaguá, com capex de R$ 9,8 bilhões.
No dia 19 será a vez do Lote 6 das rodovias do Paraná, que vai da região oeste do Estado, na fronteira com Paraguai e Argentina, até o porto de Paranaguá, e demandará R$ 12,6 bilhões. O Ministério dos Transportes pretende realizar no mesmo dia o leilão da ponte que liga São Borja, no Rio Grande do Sul, a Santo Tomé, em Corrientes, na Argentina.
Se todos os leilões forem bem-sucedidos, 2024 será o ano recorde em concessões rodoviárias. Até outubro já foram realizados quatro leilões federais e dois do governo de São Paulo. O primeiro em abril, com a concessão de 213 quilômetros de rodovias que ligam a região do Alto Tietê, na Grande São Paulo, ao litoral sul do Estado. O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), assumiu compromisso de investir R$ 4,3 bilhões em 30 anos.
No fim de outubro, o governo paulista leiloou a Rota Sorocabana, um total de 460 quilômetros de rodovias localizadas na região sudoeste paulista. O vencedor foi o grupo CCR, que se comprometeu com investimentos de R$ 8,8 bilhões em 30 anos.
A temporada 2024 de concessões federais teve início em abril, quando o consórcio EPR Mineira, formado pelas empresas Perfin e Equipav, assumiu o compromisso de investir R$ 8 bilhões em 30 anos no trecho de 232 quilômetros da BR-040/MG entre Belo Horizonte e Juiz de Fora. Em agosto foi realizada a concessão do trecho de 296,3 quilômetros da BR-381/M
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Fonte: Valor O Globo