Barbacena terá quase R$ 60 milhões para manutenção de 18 estradas estaduais

A Regional de Barbacena do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai receber quase R$ 60 milhões para manutenção das 18 rodovias estaduais e de algumas municipais que cortam a região delegadas ao órgão, nos próximos dois anos. O investimento faz parte do Programa Conserva-Pro, anunciado pelo Governo de Minas nesta segunda-feira (2) para melhorar a qualidade dos serviços rotineiros, quadruplicando os valores dos contratos.

As licitações ainda estão em andamento e, neste primeiro pacote, ainda contemplam mais 13 regionais: Araxá, Patos de Minas, Governador Valadares, Uberaba, Pirapora, Abaeté, Itabira, Araçuaí, Pedra Azul, Janaúba, Januária, Capelinha e Coronel Fabriciano. Os valores para cada uma delas variam entre R$ 16 milhões e R$ 55 milhões, sendo o maior montante direcionado a Barbacena, com sede situada a cerca de cem quilômetros de Juiz de Fora. Os dois primeiros editais lançados incluem sete lotes rodoviários cada um nas localidades citadas, totalizando cerca de 8,4 mil quilômetros de rodovias já pavimentadas e investimentos de mais de R$ 455 milhões.

O Programa Conserva-Pro foi definido como um complemento do Provias, pacote de obras rodoviárias. “A proposta é garantir que as estradas que ainda não necessitam de recuperação funcional tenham a vida útil do pavimento ampliada”, destaca a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). As rodovias estaduais, algumas delas com trechos municipais, sob a jurisdição do DER-MG na área de Barbacena são: MG-030, MG-129, MG-132, MG-135, MG-155, CMG-265, MG-275, MG-332, MG-338, CMG-383, MG-443, CMG-482, LMG-501, LMG-809, LMG-833, LMG-839, LMG-844 e AMG-900.

Custos aos cofres públicos

A justificativa da proposta do Estado – que onera as contas públicas justamente em meio à aprovação na Assembleia do aumento do ICMS sobre produtos supérfluos – é poder intervir pontualmente para que pequenos problemas nas rodovias não evoluam para situações mais complexas, que possam colocar em risco os usuários das vias, evitando, assim, possíveis custos excessivos aos cofres públicos. Dessa forma, os contratos vão contemplar: reparos de defeitos de pavimento de forma preventiva e corretiva; operações tapa-buracos; limpeza de bueiros e de dispositivos de drenagem; limpeza mecanizada dos bordos para melhor escoamento das águas pluviais; roçada e capina das faixas de domínio; entre outros.

As limpezas preventivas dos bueiros de concreto ou aço antes dos períodos chuvosos são apontadas como um dos pontos fundamentais do Conserva-Pro, embora o programa ainda esteja na fase de licitações, ou seja, não deve entrar em ação antes das próximas sequências de chuva. A ideia é que esse tipo de investida preventiva contribua para evitar obstruções totais ou parciais de estradas, como frequentemente acontece nos temporais devido ao entupimento das tubulações ou à falta de escoamento.

Ampliação

O Governo de Minas espera implantar o novo modelo de manutenção das estradas em todas as 40 unidades regionais do DER-MG, conforme forem vencendo os atuais contratos. “Por ano, o DER-MG direcionava aproximadamente R$ 7 milhões para a manutenção da malha rodoviária de cada regional. Agora, com o Conserva-Pro, os segmentos vão passar a receber, em média, R$ 24 milhões.”

Em coletiva à imprensa nesta segunda, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, destacou que o custo de manutenção do quilômetro está saltando de R$ 15 mil para R$ 60 mil. “Esperamos reduzir acidentes e permitir ações rápidas para resolver problemas como buracos e deslizamentos. Será fundamental, sobretudo agora, no período chuvoso.” Segundo ele, apenas neste primeiro momento está sendo abarcada mais de 30% da malha estadual de Minas, considerada a maior do país. A expectativa, segundo o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, é que metade dos contratos esteja em vigor em 30 dias, e os demais, até o fim deste ano.

Fonte: Tribuna de Minas

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