A venda de caminhões novos em outubro foi maior do que a esperada pelo mercado. Assim, com 9.157 emplacamentos, a alta foi de 8,43% ante as 8.445 unidades em setembro. Por outro lado, na comparação com as 10.580 vendas de outubro de 2022, a queda foi de 13,45%. Os dados foram divulgados pela Fenabrave, federação que representa as associações de concessionárias no País.
Conforme o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, apesar de ainda inferior ao resultado de outubro de 2022, o segmento apresentou recuperação. “O mercado de caminhões ainda sofre severa retração no acumulado”, comenta. Conforme Andreta Júnior, isso é fruto das altas taxas de juros. Bem como a seletividade mais acirrada para conceder crédito e o preço dos caminhões com motor Euro 6.
Dessa forma, de janeiro a outubro, o Brasil emplacou 85.021 unidades. Ou seja, queda, portanto, de 17,11% ante vendas registradas no mesmo período de 2022, quando foram emplacados 102.572 caminhões novos.
Volkswagen lidera a venda de caminhões
Seja como for, a Volkswagen lidera a venda de caminhões novos no Brasil entre as marcas. Em outras palavras, tem 25,93% de participação de mercado. Depois, vem a Mercedes-Benz, com 25,51%. Já em terceiro lugar está a Volvo tem 18,77%. Na quarta colocação está a Scania, com 11,35% das vendas totais. Por fim, a Iveco encerra a lista das 5 mais emplacadas, com 9,49%.
No ranking de vendas, modelos da Volvo, Volkswagen e DAF são os líderes em outubro e no acumulado de 2023. Segundo números da Fenabrave, o Volvo FH 540 foi o mais emplacado, seguido pelo VW 11.180. Depois, o DAF XF 530 aparece na terceira posição (veja o quadro abaixo).
Os 10 caminhões mais emplacados no acumulado
Fonte: Fenabrave via Estradão