Novembro Azul é uma campanha de conscientização de prevenção contra o câncer de próstata
A campanha reforça a importância da saúde masculina, especialmente para quem vive na estrada. A prevenção é o melhor caminho! Homens do setor de transporte, lembrem-se de fazer exames regularmente e cuidar da saúde.
A rotina pode ser corrida, mas o autocuidado não pode ficar para depois. A idade em que se deve começar a fazer o exame de próstata depende de vários fatores, como histórico familiar de câncer de próstata e outros fatores de risco:
- Se não houver histórico familiar de câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda começar o exame a partir dos 45 anos.
- Se houver histórico familiar de câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda começar o exame a partir dos 40 anos.
- A decisão de quando iniciar o rastreamento deve ser personalizada, considerando os riscos e benefícios individuais do rastreamento.
O exame de próstata é um procedimento simples, rápido e indolor que permite ao médico identificar se a próstata apresenta alguma alteração sugestiva de malignidade, como inchaço ou nódulos.
A detecção precoce do câncer de próstata é uma ferramenta poderosa para combater essa doença silenciosa.
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens no Brasil, atrás do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que, entre 2023 e 2025, o país terá 71.730 novos casos por ano.
O câncer de próstata é mais comum em homens a partir dos 60 anos, mas outros fatores de risco também podem estar envolvidos, como: Histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos, Obesidade, Exposição a agentes químicos no trabalho.
O INCA recomenda que os homens estejam atentos a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível. Não há recomendação para exames de rotina, pois os riscos podem ser maiores que os benefícios.
Vamos juntos combater o câncer de próstata e garantir mais qualidade de vida para todos!