Inmet emite alerta vermelho para chuvas fortes a partir desta quinta

Outono começa com chegada de frente fria e tempestades no Sul e Sudeste do país

A quinta-feira (21/3) será marcada pelo fim dos efeitos da onda de calor no Centro-Sul do Brasil. A partir de sexta-feira (22/3), as temperaturas vão cair consideravelmente em todos os estados do SulSudeste e parte do Centro-Oeste. Porém, antes da frente fria, as chuvas serão destaque no clima dessas regiões.

Três alertas vermelhos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão ativos para “tempestades”. Na região Sul, todo o Rio Grande do Sul está sob aviso, além das regiões serranas gaúcha e catarinense, Vale do Itajaí, grande Florianópolis e parte do Paraná já durante esta quinta-feira.

No Sudeste, todo o Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, o norte de São Paulo e a Zona da Mata Mineira, oeste e capital mineira. Todas as regiões citadas podem ter chuva superior a 60 milímetros em uma hora ou maior que 100 milímetros em um dia, além de ventos superiores a 100 km/h a partir de sexta-feira. “Grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas”, informa o Inmet.

No Centro-Oeste, um alerta laranja também está ativo. São previstas chuvas de até 100 milímetros em 24 horas com ventos intensos de até 100 km/h e possível queda de granizo no sudoeste, centro-norte e leste de Mato Grosso do Sul, além do Pantanal sul-mato-grossense.

Por fim, um último alerta – mais abrangente – do Inmet indica chuvas espalhadas por todo Brasil. Grande parte do Amazonas, Pará, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo podem ter pancadas de chuva ao longo de todo o dia.

Fonte: Globo Rural

Compartilhe com amigos
Posts recentes
plugins premium WordPress