Interessada em gerir novos trechos de rodovias de Minas Gerais, a EPR está de olho nas próximas concessões de estradas mineiras a serem realizadas pelo governo federal. Atualmente, a concessionária administra três lotes rodoviários no Estado, sendo que, em agosto, assume a quarta operação, a BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Nascida há apenas dois anos, a partir da junção das empresas Equipav e Perfin, a plataforma de investimentos em concessões de rodovias e mobilidade vem crescendo de forma célere e substancial. Com apetite para crescer mais, a gestora controla aproximadamente 2,3 mil quilômetros (km) de estradas brasileiras, ocupando o quinto lugar no segmento em que atua.
Em visita ao Diário do Comércio, o diretor do Grupo EPR, Roberto Longman, e o diretor-executivo da EPR Via Mineira (braço responsável pela concessão da BR-040), Eric de Almeida, disseram que a companhia está acompanhando de perto os processos de concessões. E que os projetos das BRS 381, 262 e da própria 040, que terá outros trechos licitados, estão são monitorados.
No caso da BR-040, a União vai relicitar mais dois fragmentos da rodovia à iniciativa privada, com partes que passam por Minas Gerais. O pedaço entre Belo Horizonte e Cristalina (GO) será leiloado no dia 26 de setembro; enquanto a parcela que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro (RJ) tem edital previsto para este trimestre, de forma que o leilão ocorra no próximo.
Sobre a BR-262, serão relicitados dois trechos, um que faz ligação entre Goiânia (GO), Uberaba e Fronteira – ambas no Triângulo Mineiro, e outro que vai de Uberaba até Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O edital dos lotes ainda não foi publicado.
Quanto à BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o certame está marcado para acontecer no dia 29 de agosto. A expectativa do Executivo federal é que a rodovia, enfim, seja concedida, já que reformulou o projeto, assumindo as intervenções no trecho da capital mineira até Caeté (região Central), trecho considerado “complicado” e que afastou interessados nas últimas tentativas de leiloá-la. O mercado alegava riscos geológicos e jurídicos para a falta de interesse.
Melhorias na modelagem das concessões
A mudança feita pela União no edital de concessão da BR-381 para tentar atrair interessados deixou o projeto mais “palatável”, segundo os diretores da EPR. Eles ressaltam que a rodovia tinha uma área crítica para desapropriações, que poderia causar problemas para o futuro gestor.
Para Longman e Almeida, o governo federal apresentou uma evolução na modelagem dos contratos, trazendo melhorias significativas na última rodada de concessões, deixando o mercado mais confortável. De acordo com eles, foram feitos vários pequenos ajustes, formando uma cesta de insumos que engloba, por exemplo, um compartilhamento mais claro de riscos de tráfego, geológico e jurídico, além de índices de preços de obras mais equilibrados e outros pontos.
Grupo vai investir R$ 3,5 bi em sete anos para transformar a BR-040
No dia 6 de agosto, a EPR assumirá o trecho da BR-040 que liga Belo Horizonte a Juiz de Fora. A empresa será responsável pelos 232 km nos próximos 30 anos e deverá investir R$ 5,1 bilhões em melhorias na rodovia, além de desembolsar R$ 3,6 bilhões em custos operacionais.
À reportagem, os diretores do grupo afirmaram que, apenas nos primeiros sete anos de contrato, a concessionária investirá R$ 3,5 bilhões, investimento que transformará a estrada, incluindo a entrega dos 164 km de duplicações. Eles também realçam que as regiões cortadas pela rodovia serão desenvolvidas e a população beneficiada.
Fonte; Diário do Comércio