ANTT recebe Banco Mundial para troca de experiências sobre infraestrutura rodoviária

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, na tarde desta quarta-feira (28), a visita de representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), instituição integrante do Banco Mundial que concede financiamento e assistência técnica a governos de países em desenvolvimento, para um reunião de discussão de projetos. O banco apresentou duas iniciativas em curso para buscar entender como a ANTT poderia contribuir.

A primeira iniciativa diz respeito a uma mudança de paradigma em relação à elaboração de contratos de financiamento para obras de infraestrutura rodoviária, com a possibilidade de o banco financiar novos projetos no Brasil. Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, afirmou que ao longo dos 22 anos de existência, a Agência desenvolveu uma “boa experiência em relação à elaboração de contratos”, estando disponível para ajudar no desenvolvimento do projeto.

A segunda iniciativa se refere a um estudo regional de experiências de PPPs na América Latina que está sendo elaborado pelo banco. Em relação a esta demanda, Vitale afirmou que a Assessoria de Relações Internacionais da ANTT está à disposição para entender como colaborar para o desenvolvimento da pesquisa. O diretor-geral também ressaltou que o Banco mundial é um grande parceiro da ANTT. “Todos os trabalhos que temos juntos são motivo de satisfação para Agência”, disse.

Atualmente, a ANTT faz parte do quadro de instituições beneficiadas por um programa de assistência técnica do Banco Mundial. Em 2022, um grande grupo da equipe técnica da Agência visitou a sede do banco em Washington, nos Estados Unidos, por meio do Programa de Experiência Técnica Internacional (PETI-ANTT) para uma série de debates sobre PPPs, critérios e fases de aprovação de empréstimos para projetos de infraestrutura, boas práticas ESG para concessão de financiamentos, desenvolvimento sustentável, entre outros temas.

Fonte: ANTT

Compartilhe com amigos
Posts recentes
plugins premium WordPress