Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Juiz de Fora

 

 

ABRANGÊNCIA: 142 CIDADES DA ZONA DA MATA MINEIRA

Governo reabre financiamento para caminhões e máquinas

O governo federal voltou atrás nas datas para o fim da linha de Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) no âmbito do PSI (Programa de Sustentação do Investimento), do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

 

O porta-voz da informação foi o presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), na abertura da 20ª Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, promovido em São Paulo (SP) até esta sexta-feira (13). Segundo Moan, o governo reabrirá a linha Finame PSI nas mesmas condições anteriores, especialmente com relação aos custos financeiros.

 

Com a decisão, explica o presidente da Anfavea, o PSI volta a operar normalmente, aprovando os pedidos já protocolados e recebendo novos pedidos de financiamento até os prazos já determinados, em conformidade com a análise do BNDES. "Ao considerar a conjuntura atual do segmento, tenho a certeza de que a decisão foi extremamente acertada e poderá dar uma injeção de confiança nos consumidores e investidores", disse Moan.

 

Em 23 de outubro, foi publicada uma resolução que alterou as datas de operação da linha Finame PSI, antecipando para o fim de outubro o prazo para protocolar pedidos de financiamento em 2015. Entre as mudanças no PSI, estão o corte de R$ 30,5 bilhões no limite de empréstimos e o prazo de protocolo dos pedidos de financiamento, que havia ficado definido em 30 outubro, e não para 30 de dezembro, como esperava o setor.

 

Esvaziamento

 

Com 320 expositores, a Fenatran 2015, maior evento do setor na América Latina, é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e tem iniciativa da NTC & Logística (Associação Nacional de Transportes de Cargas e Logística) e Anfavea, com apoio da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), Simefre (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus).

 

Apesar do esvaziamento provocado pela atual retração econômica, o que levou a nove das 11 fabricantes de caminhões a abrirem mão do evento (apenas Volvo e DAF montaram estandes), o presidente da NTC & Logística, José Hélio Fernandes considera que esta edição será marcada pela garra dos expositores. Sobre a situação política e econômica do país, ele considera que o Brasil conta com instituições sólidas e capazes de garantir o cumprimento da lei e o respeito à democracia. Ele chama atenção, no entanto, para os riscos do aumento indefinido de juros e impostos, o que vem ocorrendo com o ajuste fiscal do governo. “Nós já enfrentamos inúmeros crises. Sabemos, por isso, que a nuvem ameaçadora hoje que paira sobre o Brasil, embora apresente aspectos de muita turbulência, é só mais uma crise que haveremos de enfrentar”, declarou.

 

Caminhões mais caros

 

Mesmo em um cenário em que o mercado de veículos pesados registra queda de 45% nas vendas em relação a 2014, segundo a Anfavea, Volvo e DAF anunciaram reajustes de preços para seus produtos. A Volvo aumentou seus preços em 8% há duas semanas e fará novos reajustes trimestrais a partir de abril. "Se não fizermos isso, vamos prejudicar toda a cadeia produtiva e os funcionários", disse o diretor comercial da Volvo, Bernardo Fedalto, na Fenatran. Ele justificou que a marca acumula 15% de aumento de custos com matérias-primas, dólar, energia e pessoal "e precisa reequilibrar sua balança, porque está muito negativa".

 

Já a DAF anunciou aumentos de 8% a 10% para janeiro. MAN, Mercedes-Benz e Scania também já haviam divulgado reajustes de 5% a 10% nas últimas semanas. O segmento vendeu, de janeiro a outubro deste ano, 61,3 mil caminhões, ante 111,2 mil em igual período do ano passado.

 

 

Fonte: Agência CNT de Notícias

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